HIPERTEXTO


                                                            HIPERTEXTO


                              LITERATURA INFANTIL

         
              Até o século XII, as crianças eram consideradas como adultos em miniatura e por isso não havia uma literatura destinada a elas. 
              Após esta data os autores começaram a adaptar fábulas especialmente para as crianças, um grande escritor foi Esopo que adaptou fábulas como:o galo e a perola ,o lobo e o cordeiro,o cão e a raposa ...e se vc quiser conhecer mais sobre este admirável escritor não se acanhe fabulas de esopo.
                    Outros escritores fabulosos foram  os irmãos Grimm que revelaram a encantadora história de rapunzel  e também a deliciosa joão e maria contada e recontada em todos os berços e infância de crianças curiosas e assustadas com cada linha lida.  
              Eles também produziram a famosa, notável história da menininha que leva pela floresta doces para vovozinha chapeuzinho vermelho, que hoje já existe em outras versões como deu a louca na chapeuzinho que você pode assistir em DVD  e deu a louca na chapeuzinho 2, uma história hilária que dinamiza de uma forma mais atual a notória saga da menina corajosa e destemida.
                       No Brasil foi nosso valoroso Monteiro Lobato que se preocupou em expandir a literatura infantil criando a coleção Sítio do Pica Pau Amarelo, lido, assistido, cantado e refletido no mundo todo,  por sua grande capacidade de envolver as crianças com suas história fantasiosas e que falam uma linguagem de fácil acesso às crianças.   Enfatizando Memórias da Emília, a boneca de pano que sempre se mete em confusão e ao mesmo tempo procura ajudar a todos com sua esperteza e tagarelice, deliciam os pequenos, que se prendem na leitura e na série. 
                         Na verdade a literatura infantil tem uma lista imensa de histórias para serem desvendadas pelas crianças, não esquecendo das Fábulas Brasileiras, que merecem destaque, por serem histórias que surgiram no meio do povo brasileiro.
                         Assim fica muito fácil inserir o nosso educando do mundo encantado da fantasia e deixá-lo sonhar com os contos de fadas e com as fábulas que povoam desde muito tempo os contexto infantil.  
                Ler é viajar pelo imaginável e também o inimaginável.




PROFESSORAS:  Eliete C. Bueno,
                                             Rosani Fanha Gomes Godoi    e
                                              Vivianne K. URBANSKI       

Um comentário: